Existem pessoas com potencial de bom humor e outras que aprendem a ser bem-humoradas. Nos dois casos, a prática é essencial!

 

Rir por absolutamente nada é uma forma muito inteligente em transformar o nosso momento em algo melhor. Mais importante ainda: brincar de ser criança de novo!

 

O bom humor é contagiante. O som de gargalhadas é contagioso e quando é compartilhado, une as pessoas, aumenta a felicidade e a intimidade.

 

O riso também desencadeia mudanças físicas e químicas saudáveis ​​no organismo. O bom humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem você contra os efeitos nocivos do estresse. Melhor que tudo, esse medicamento que não tem preço é divertido, livre e fácil de usar. Esses são alguns dos benefícios que esta Oficina do humor lhe oferece.

 

Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos o quanto estamos nos ajudando do ponto de vista físico, emocional, espiritual e mental.

 

CONHEÇA O PODER QUE TEM O BOM HUMOR SOBRE SEU ORGANISMO:

 

A química do mau humor:

Substâncias químicas produzidas pelo organismo, quando submetido ao estresse, dor e mau humor:

Adrenalina: Acelera os batimentos cardíacos, aumenta a capacidade de resposta do corpo ao perigo, dilata os brônquios e a pupila, provoca sudorese. em grandes quantidades, enfraquece o sistema imunológico, deixando o organismo à mercê de doenças infeciosas.

Cortisol: Está associado ao aumento da pressão arterial e da glicose sanguinea, além de afetar o sistema imunológico.

 

A química do Bom Humor

Substâncias químicas são produzidas pelo organismo, quando submetido à alegria e bom humor:

Endorfina: Analgésico natural que alivia a dor e aumenta o prazer.

Dopamina: Aumenta a disposição e o prazer.

Noradrenalina: Combate o desânimo.

Serotonina: Aumenta a autoestima e a autoconfiança .

 

Músculos da face

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais. Ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos. esse exercício, desde o facial até o pleno corporal, retarda o aparecimento de doenças e o envelhecimento.

Músculos abdominais

Os músculos mais usados durante uma gargalhada são os abdominais. esses movimentos massageiam todo o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão e os órgãos excretores. Há quem diga que rir desopila o fígado, mas, na verdade, todos os órgãos da região abdominal são ativados e funcionam com mais vigor e propriedade.

 

Vasos sanguíneos

Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneossão dilatados, causando redução automática da pressão arterial.

 

Sistema imunológico

Durante a gargalhada, os níveis dos hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo, o sistema imunológico é fortalecido. As células de defesa do organismo não só aumentam como se tornam mais ativas.

 

Coração

Quando rimos, o ritmo cardíaco acelera, chegando a atingir 120 batimentos por minuto. Quando a pulsação aumenta, há mais sangue circulando, o que provoca aumento signifi cativo na oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

 

Pulmões

Durante uma gargalhada, há o aumento de absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação é mais profunda e a expiração, mais forte. Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma “limpeza”. A contínua prática da gargalhada produz aumento da capacidade e da tonicidade pulmonar.